26.10.07

Elisa Lucinda: Uma Diva que menstrua poesia


Elisa Lucinda é uma das minhas Divas Negras, sarará, olhos de gata, assustadora quando fixa aquele olhar esverdeado penetrante.
Zapeando entre os canais da TV aberta parabólica (prá quem mora no interiôrrr) parei na TV- Escola quando vi por lá a Elisa Lucinda. Poetisa e atriz Elisa Lucinda é capixaba, a vi pela primeira vez frequentando as reuniões do finado Ipcn (Instituto de Pesquisa das Culturas Negras-RJ) com sua verve, soltando fogo pela boca com suas poesias cheias de indignação anti-racista e anti-machista. Assustando os incautos e maravilhando os destemidos que frequentavam aquele velho prédio (hoje, mais prá lá do que prá cá) na Praça da Cruz Vermelha em meados dos anos 80.



Elisa Lucinda tem há nove anos uma escola de poesia. Dona de um estilo único, conquistou um espaço no mundo poético como profissinal desta arte.
Inculturado poeta que sou, descobri nesta entrevista que assisti, que Elisa Lucinda é muito mais que uma poetisa possui um estilo inovador no texto poético falado que fica entre o declamatório e o coloquial.

Poetas assutam alguns

Falam dos sentimentos

Penetram a alma

Assustam os incautos

Encantam os mais sensíveis

Estupram os desalmados

Exclamam ais para os dias de melancalia

Vais para os dias de indecisão

E puta que pariu para quando há tesão

Poetisas, talvez, vão mais além

Tem menorréia

Podem explodir teus ouvidos

Expulsar teus excessos de pouca coisa

Inseminar uma mente

Fazer brotar de repente

Num arroubo demente

Poesia
(Mim)

Quer ler algumas poesias de Elisa Lucinda: "Aviso da lua que mestrua" e outras?

Um comentário:

Anônimo disse...

Lembro bem daquela menina morena jambo, aluna do Colégio São José (Colégio das Irmãs, irmã de Lino e José de Arimatéia. Participante da feira de ciências do Colégio Maristas de Vila Velha, apresentou uma máquina de fazer mixto quente, quam diria que viria a ser essa grande atriz, grande mulher que é hoje. Parabéns Elisa Lucinda(linda). Sou um felizardo de tê-la conhecido um dia, mesmo que brevemente.
George Caminada Boamorte Filho.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails