5.4.08

Acadêmicos das Mulatas

Bom malandro, Ismael Silva lá pelos idos do início do século XX traçou uma estratégia para não ter que continuar fugindo da polícia porque gostava e fazia sambas, acabou por fundar a primeira escola de samba.

Os acadêmicos do samba surgiram depois garbosos das primeiras conquistas: " agora vamos conquistar o mundo" diziam com pinta de doutores em malandragens.

Acima: foto da página da lista de discussão no Yahoo da primeira turma de Direito da Unipalmares que vem sendo questionada sobre os clichês de sua ideologia de inclusão racial.

Para fazer um 'abre-alas' ao gosto da opinião pública e da imprensa escrita, falada e televisada as cabrochas do samba foram renomeadas mulatas do samba.


Mais tarde o samba entrou na Academia foram criados cursos universitários aqui e ali, afinal o carnaval emprega muitos milhares de profissionais que fazem o desfile das escolas de samba, isto Ismael Silva, certamente não previu.

Na formatura dos estudantes da primeira turma da UniPalmares uma das atrações criou polêmica, ao menos para os olhares afiados da militância do movimento negro, um inusistado show de samba emoldurado por mulatas.

Malandros e mulatas ciosos de seus papéis foram dançar o samba dos novos bacharéis na formatura da primeira turma de alunos da Unipalmares - Universidade da Cidadania Zumbi dos Palmares.

Mas isso ficou como detalhe para os olhos afiados da militância do movimento negro diante do que aquela celebração podia representar.

Mas não deixa de ser o retorno ao lugar-comum do negro quando se comemorava o fato inédito que aquela formatura representava, ocorrer uma apresentação de um grupo de mulheres negras - mulatas do samba - semi-nuas sambando diante do Presidente Lula, Ministros, Governador e Prefeito, autoridades legislativas e lideranças negras.

2 comentários:

radiomamaterra disse...

Nao dá para comentar, porque até agora eu nao vi o vídeo da apresentacao, que deve ter sido bonita, mas preciso ver o contexto, prá saber se elas entram nas cotas ou nao.
axé
marcos romao

Anônimo disse...

Se a apresentação foi igual a inúmeras outras que as escolas de samba do Brasil, como a Mangueira, realizam em eventos no mundo inteiro, não vejo problema algum no fato de uma instituição negra contratar profissionais de uma atividade cultural tipicamente negra, o samba, como parte das comemorações de formatura. A mulher negra sambista, seja qual for sua denominação popular(mulata, cabrocha, nega, bamba, etc.)é uma realidade que precisa ser respeitada. Abaixo o purismo ideológico negro que na prática não atinge a população negra! O máximo que o movimento negro vai conseguir com a condenação desta contratação feita pela Unipalmares é diminuir o número de shows das mulheres sambistas e o seu nível de renda. Quanto a suposta conscientização de massa, creio que o efeito será nulo.
Wilson Vieira

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails