27.7.09

Luiz Gonzaga: 20 anos de morte do Rei do Baião

Luiz Gonzaga, o Rei do Baião é um símbolo da cultura afrobrasileira. Negro e nordestino pernambucano, Lua como também era conhecido o Rei do Baião, morreu em 2 de agosto de 1989 em Pernambuco.

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu em Exú, cidade do sertão pernambucano em 13 de setembro de 1912. Começou a tocar acordeon com seu pai Januário, agricultor e forrozeiro a quem acompanhava desde menino em feiras e bailes no sertão.

Por ter se apaixonado pela filha de um "coronel" levou uma surra e deixou a família alistando-se no exército. Durante nove anos percorreu diversas cidadade e chegou ao Rio de Janeiro onde deixou a carreira militar. No Rio de Jnaeiro começou a tocar acordeon na zona de prostituição e teve seu primeiro sucesso no programa de calouros de Ary Barroso com a música Vira e Mexe sua primeira gravação.



Para saber mais, aqui,

No vídeo - arquivo Trama -, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, canta e um dá depoimento sobre sua vida pessoal e musical contando com a presença de seu filho adotivo o cantor e compositor também falecido Gonzaguinha.


Fonte referência para o estilo de forró Pé de Serra, nome de uma de suas primeiras composições - No Meu Pé de Serra - e que tem como base musical o trio de instrumentos: acordeon, zabumba e triângulo. Consagrou-se junto ao público com o forró Asa Branca que se tornou um ícone da música nordestina e também a sua genialidade e originalidade musical.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails