16.2.10

Imperatriz faz carnaval pela tolerância religiosa

A escola de samba Imperatriz Leopoldinense apresentou o enredo deste desfile de carnaval festejando a diversidade religiosa no Brasil. Isto ocorre em um momento delicado para a sociedade brasileira em que alguns grupos evangélicos fanatizados além da satanizar as religiões de origem africana partiram para a violação dos templos religiosos afrobrasileiros e para agressões físicas e morais aos seus sacerdotes.
O enredo de Max Lopes foi uma concepção do carnavalesco desta escola de samba de Ramos no subúrbio do Rio que foi virtualmente engolido pelo Complexo do Alemão, um conjunto de favelas vizinhas da Imperatriz Leopoldinese.

O enredo "Brasil de todos os Deuses" celebra as religiões cultuadas no país, ainda que a sinopse apresentada fale menos de tolerância religiosa e mais de celebração do "poder dos deuses" e reafirme o mito da miscigenação como idéia mágica de resolução dos conflitos sociais, culturais ou religiosos. Além de repetir também o chavão ao exotismo indígena que teve neste enredo mais destaque que o africano e uma ênfase oportunista às religiões do Islã, ao judaísmo e ao hinduismo. Sem deixar também de folclorizar a conversão indígena ao cristianismo como se fosse um ato positivo e não o símbolo de um genocídio. São contradições de uma festa para agradar cristãos e não-cristãos. A escola de samba teve ainda que recorrer à justiça para expor alguns símbolos religiosos cristãos que a Cúria teima em segredar das festas não-religiosas ao mesmo tempo que insiste em mantê-las nos espaços não-religiosos como os prédios públicos violando o Estado laico republicano.

Para muitos dos que lutam pela democracia ganhar ou não o carnaval de 2010 pela Imperatriz Leopoldinense pode ser até um detalhe depois dos 120 minutos de transmissão deste desfile que não deixou de passar uma mensagem pela tolerância religiosa enfatizada pela transmissão da TV Globo e que deve repercutir na memória não só da audiência nacional e internacional, mas também nos milhares de componentes da escola e na platéia que lotou o sambódromo do Rio de Janeiro numa belo evento de celebração da diversidade e da tolerância religiosa.

Veja a letra abaixo e ouça o samba, aqui.

"Brasil de todos os Deuses"
Autores: Jeferson Lima, Flavinho, Gil Branco, Me Leva e Guga

TERRA ABENÇOADA!
MORADA DIVINAL
BRILHA A COROA SAGRADA
REINA TUPÃ, NO CARNAVAL...
VIU NASCER A DEVOÇÃO EM CADA AMANHECER
VIU BRILHAR A IMENSIDÃO DE CADA OLHAR
NUM PAÍS DA COR DA MISCIGENAÇÃO
DE TANTO DEUS, TANTA RELIGIÃO
PRO POVO, FELIZ, CULTUAR

O ÍNDIO DANÇOU, EM ADORAÇÃO
O BRANCO REZOU NA CRUZ DO CRISTÃO
O NEGRO LOUVOU OS SEUS ORIXÁS
A LUZ DE DEUS É A CHAMA DA PAZ

E SOB AS BÊNÇÃOS DO CÉU
E O VÉU DO LUAR
NAVEGARAM IMIGRANTES
DE TÃO DISTANTE, PRA SEMEAR
TRAÇOS DE TRADIÇÕES, LAÇOS DAS RELIGIÕES
OH, DEUS PAI! ILUMINAI O NOVO DIA
GUIAI AO DIVINO DESTINO
SEUS PREGRINOS EM HARMONIA
A FÉ ENCHE A VIDA DE ESPERANÇA
NA INFINITA ALIANÇA
TRAZ CONFIANÇA AO CAMINHAR
E A GENTE ROMEIRA, VALENTE E FESTEIRA
SEGUE A ACREDITAR...

A IMPERATRIZ É UM MAR DE FIÉIS
NO ALTAR DO SAMBA, EM ORAÇÃO
É O BRASIL DE TODOS OS DEUSES!
DE PAZ, AMOR E UNIÃO...

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails