28.11.10

Buscando positividades em meio aos caos

Buscando positividades em meio ao caos da invasão pelas forças policiais do Complexo do Alemão em seguida à invasão da Vila Cruzeiro apresentam nesta primeira fase um saldo social positivo com um não morticínio como o que se deu na  ação realizada em 2007. 
A violenta, corrupta e mal preparada polícia do Rio tem agido com cautela sem promover o banho de sangue que a mídia fomenta e que é desejado por boa parte da população. Certamente a presença das forças armadas é um fator inibidor por seu perfil de ação que não condiz com a costumeira atuação da polícia sobre estas grandes comunidades pobres dominadas pelo crime por ausência e omissão do Estado.
Diante da inevitável invasão desses redutos do crime em que se tornaram estas comunidades pobres, não ter prevalecido a lógica do extermínio nessas ações de segurança já é um ganho para a sociedade, para a cidadania.
Este primeiro resultado é um das positividades que devemos destacar do repertório de omissões e crimes que o próprio Estado acoberta ou fomenta pelas brechas da sua ausência histórica nessas comunidades de existência centenária.
A imagem que o país hoje tem que cultivar para a realização dos megas eventos internacionais como a  Copa do Mundo de futebol em 2014, as Olimpíadas esportivas de 2016 e já em 2011 as Olimpíadas Militares também são fatores inibidores da tradição de violência que o Estado brasileiro exerce sobre a população pobre.
Quanto a mídia monopolizada, quero crer que está encenando seu ato final ou cada vez mais próximo  fim no atual formato noticioso e manipulador frente ao controle social que  precisa ser feito  para  enquadrá-la nas normas democráticas para todos e não a que manipula a seu favor. Medidas necessárias de regulamentação das comunicações para reduzir o monopólio dos meios e do discurso que ela produz imbecilizando a audiência.
É o que temos observado pela ênfase quase histérica de alguns apresentadores de notícias na TV aberta  com uma superficialidade costumeira nos comentários, no clima de espetáculo serve para impedir que a população reflita sobre as causas e seja ouvida em vez de repetir o discurso que esta mídia despeja sobre ela.
A manipulação das notícias e das interpretações é feita pela edição do que é exibido que não permite a crítica e o diverso. Apenas é exibido aquilo que reafirma seu ponto de vista e a opinião daqueles que a exaltam são divulgadas reiterando uma linha única de visão sobre os acontecimentos.
Não é promovida uma discussão sobre as próprias consequencias daquilo que é exaltado neste momento como solução para a crise e que é apenas a superfície das condições sociais dessas comunidades.
Por outro lado, a presença da mídia é inibidora contra algumas arbitrariedades mais flagrantes e costumazes. A mídia neste caso representada pela presença de diversas redes de tlevisão e ag{encias de noticias nacionais e internacionais que disputam audiência e vendem suas notícias, e sobretudo mídia independente e a as novas formas que atuam através da internet. Além disso pela internet é possível que muitos moradores se mantenham conectados durantes as operações policiais o que também inibe o monopólio de a manipulação da notícia. 
Esta nova presença da mídia como um todo, reduz o poder monopolista das grandes redes e grupos noticiosos e fortalece a vigilância democrática da sociedade sobre as forças hegemônicas e seus setores mais reacionários que comandam as comunicações e grande parte do Estado.
Ainda a presença da sociedade civil representada por algumas ongs que atuam com grande visibilidade nestas comunidades como o Afroreggae e a CUFA são também positividades que podemos obter dos acontecimentos ainda durante seu dessenrolar. A presença ativa de seus dos coordenadores - José junior do Afroreggae e Celso Athayde da CUFA buscando a mediação é um fato novo e positivo que representa uma iniciativa importante de grupos da sociedade que atuam nas brechas do Estado buscando alternativas à sua negligência.
Anistia cobra respeito às leis, veja aqui.
Como a dinâmica dos acontecimentos é grande é estamos ainda no seu desenrolar já começam a aparecer as arbitrariedades, violências e ações da parte corrupta da polícia. Espancamentos e saques estão sendo denunciados pela internet via twitter 
Acabei de confirmar num telefonema que moradores estão sendo espancados, estao quebrando casas
Há moradores que estão sendo espancados realmente! Estão quebrando casas! Acabei de falar com o Brother @JJAfroReggae #vozdacomunidade

No noticiário até este momento o twitter da grande mídia não repercute as arbitrariedades e saques pelos policiais.

Um comentário:

Helena disse...

Denuncie os maus profissionais,grite, berre, esperneie agora é a hora aproveitem por favor, peçam mais hospitais,escolas,lonas culturais uma assistência social verdadeira e justa!
"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer" Vandré

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails