12.8.12

Avenida Brasil, o acaso e o escravo


É um acaso e uma curiosidade. Eu procurava uma imagem significativa na telenovela Avenida Brasil para a cena (invertida de importância pelo meu interesse) do escravo islamizado para representar a relação da  senhorial da vilã Carminha com seus empregados. Na primeira parada do vídeo congelei casualmente a imagem em que o casal reproduz o mesmo movimento da estátua e com significados totalmente diversos: Tufão segue confuso, Carminha dissimula seu autoritarismo e o escravo vestido com o dourado e um torço representado numa estátua de louça decorativa, um símbolo da servidão e do arcaico. Como isto é um trecho de uma análise sobre o negro nesta telenovela, parece meio no ar, mas vale pelo registro.

O acaso da cena: no fundo à direita a estátua de louça decorativa de um escravo negro, um símbolo da servidão como decoração na mansão suburbana, uma Casa Grande incorporada na 'grande favela' Avenida Brasil


Decoração estilo Avenida Brasil: "Aprenda com Carminha como esbanjar luxo e poder na hora de decorar a casa".

Na página da telenovela as dicas de decoração da Carminha são apresentadas ao público como sugestão de decoração. É sério! Será isto, uma proposta do kistch como um estilo de consumo para a classe C como uma nova classe média que a telenovela quer representar?


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails