É um acaso e uma curiosidade. Eu procurava uma imagem significativa na telenovela Avenida Brasil para a cena (invertida de importância pelo meu interesse) do escravo islamizado para representar a relação da senhorial da vilã Carminha com seus empregados. Na primeira parada do vídeo congelei casualmente a imagem em que o casal reproduz o mesmo movimento da estátua e com significados totalmente diversos: Tufão segue confuso, Carminha dissimula seu autoritarismo e o escravo vestido com o dourado e um torço representado numa estátua de louça decorativa, um símbolo da servidão e do arcaico. Como isto é um trecho de uma análise sobre o negro nesta telenovela, parece meio no ar, mas vale pelo registro.
O acaso da cena: no fundo à direita a estátua de louça decorativa de um escravo negro, um símbolo da servidão como decoração na mansão suburbana, uma Casa Grande incorporada na 'grande favela' Avenida Brasil
Na página da telenovela as dicas de decoração da Carminha são apresentadas ao público como sugestão de decoração. É sério! Será isto, uma proposta do kistch como um estilo de consumo para a classe C como uma nova classe média que a telenovela quer representar?
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