8.8.07

BLS-RIO - Encontro de blogueiros no Rio de Janeiro

A foto é do blog do organizador do evento: Beto Largman


Depois de alguns dias no Rio de Janeiro entre outros compromissos estive numa reunião de blogueiros, o 1º BLS-Rio, Blogueiros, Leitores e Simpatizantes

Enquanto aguardava o início do evento numa livraria no Leblon - Armazén Digital - conheci um livro de receitas da D. Zica organizado por sua neta Lucimar e prefaciado por Sérgio Cabral pai do atual governador do Rio.

São receitas da época do Zicartola, um bar-pensão onde ocorria um encontro de sambistas muitos dos quais ainda - felizmente entre nós – como Elton Medeiros, Paulinho da Viola, entre muitos outros. Registro curioso: Cartola pagou o primeiro cachê de Paulinho da Viola.

O Zicartola foi uma daquelas idéias boas que duram pouco por falta da experiência histórica do nosso povo negro em saber ganhar dinheiro com iniciativas de comércio. Não bastava o talento culinário de D. Zica ou poético-musical de Cartola nem do sucesso de público ou importância, já naquele momento do que ali se fazia. Faltava a cultura do dinheiro!

Eu estava na livraria do Jack London, empresário de sucesso e pioneiro na área de negócios virtuais (BookNet) que conheci através do Nei Lopes quando fotografava profissionalmente e Nei já era um talentoso redator de publicidade, além é claro de sambista e que conheci numa editora já extinta, a José Olímpio em que eu também fora fotógrafo.

Conheci também a Enciclopédia Negra da Diáspora de Nei Lopes cuja introdução pretendo comentar noutra postagem. É uma obra de fôlego, inovadora e essencial.

No encontro predominava o pessoal de tecnologia e marketing, mas a pauta do debate era avaliar o atual momento e levantar questões sobre a blogosfera local.

As questões da mesa e intervenções do público predominaram sobre a receita de sucesso de um blog. Uma questão interessante foi a relevância dos blogs para a formação de opinião e a interação com o seu público leitor de modo a gerar retôrno e avaliação. Neste caso, a tendência pode ser dar mais valor ao teor e volume dos comentários do que o número de visitas nos blogs. Outra questão tratada foi até que ponto os blogs vão se tornando importantes na formação de opinião no consumo e em questões sociais.

Para alguns blogueiros o mundo já passa a ter um outro eixo: a internet e os blogs e não sem alguma razão... Muitos ainda pretendem ter nos blogs uma alternativa profissional, a partir da possibilidade de remuneração obtida com os clicks em links de anunciantes ou porcentagem na venda de produtos. Alguns blogueiros na área de tecnologia já vivem da remuneração obtida em seus blogs e tem inclusive equipes profissionalizadas de apoio.

No blog do Beto que organizou o evento tem os links dos blogueiros de maior destaque presentes no BLS.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails