26.9.07

Mano Brown, rapper, filósofo pop

Filósofo pop, cronista social, poeta, crítico, contraditório, messiânico, cara-de-mau, Pedro Paulo Soares, muito prazer, Mano Brown.

A morna entrevista do rapper Mano Brown no "Roda Viva" de ontem (24) rendeu à TV Cultura 15 minutos à frente do SBT e da Band. O canal da Fundação Padre Anchieta chegou a abocanhar a terceira colocação da audiência, atrás apenas de Globo e Record.

Entrevistado no programa Roda Viva da Rede Educativa, Mano Brown 37 anos, que é avesso a entrevistas aceitou porque conhece o programa e gosta, até achou que iam pegar mais pesado com ele.

No início da rodada Mano Brown tinha cara de poucos amigos: espelho da sociedade, espelho Mano Brown, retrato da periferia pós-moderna.

Para ser rapper tem que ter postura: revoltado com as injustiças sociais correndo atrás do seu espaço profissional com a música engajada denunciando, criticando, narrando o cotidiano da periferia com talento.

No Capão Redondo houve muitas perseguições, desconfianças, "quando o cara aparecia de com uns camisões, correntes, boné e atitude, eram estranhos ou diferentes".

Morador do Capão Redondo, região do Campo Limpo, periferia da cidade de São Paulo, para Mano Brown a realidade hoje é diferente em seu bairro: "Seria cego de não perceber as mudanças", mas elas "foram bem 'menos' do que deveria".

Mas o rap venceu na periferia, já se passaram quase vinte anos só de Racionais Mcs, o hip hop é o canto, a voz, expressão da juventude pobre no mundo globalizado.

Filtrando, transformando as influências globais no Capão o hip hop é vencedor.

Mano Brown afirma não querer o fardo de ser "líder". "Não admito ser exemplo de ninguém. Só falo o que acho e sinto. Nunca disse que tenho um discurso".

Acompanha pouco os movimentos sociais como Movimento dos trabalhadores Sem Teto (MTST) e o Movimento dos Sem Terra (MST) instalados no Capão, valoriza mais as ações promovidas pelos próprios moradores que atuam sobre as questões locais.

Sobre as cotas raciais nas universidades, objetiva: - "o ensino deveria ser gratuito, o movimento negro está na vanguarda política".

Leitor moderado, não é nenhum devorador de livros e não cita ninguém, só as suas influências musicais, BenJor, Cassiano, Bebeto, Banda Black Rio, Gil.

Acompanha a política nacional é eleitor de Lula: - “mas não espera nada por isso”, e de Marta Suplicy de quem gosta e se admira dela ter perdido as últimas eleições.

- “Lula veio de baixo, não vai dar a cabeça pros inimigos”.

- “Tem bandido nos três poderes, empresário, jogador de futebol... é difícil falar para um garoto preto, pobre, não faça isso...”, reconhece: “a lei não é pra todo mundo”.

Traficante de drogas? Mano Brown prefere reconhecê-los como comerciantes, afinal, cachaça, cigarro, também não são drogas, indaga e afirma ao mesmo tempo, e os caras não vão presos, conclui.

Milhares de discos vendidos: “o rap dá uma condição mínima”.

Produtor musical, empresário de novos talentos, constata o crescimento do rap neste 20 e poucos anos: novos grupos, novas posses, ongs, “o cara produzindo num quartinho”...

A classe média interessa? “a finada classe média decadente tem que entender o mundo que cerca ela: o porteiro, o jardineiro, o filho da cozinheira, o moto boy”. “O Racionais é a voz, integra a classe média ao mundo da periferia”.

“O asfalto é mais violento que na periferia, a polícia é o maior inimigo do favelado”.

Mano Brown evangélico: “os evangélicos aceitam Deus sobre todas as coisas, as religiões negras não deveriam ser perseguidas”.

“Não tive pai, não tenho instinto de ser pai, não sei ser um pai presente, é o trabalho. Amo minha mulher e meus amigos”.

"As contradições só acabam quando uma pessoa morre. Sou o mais confuso dos quatro”.

Mano Brown parece uma personagem e insinua o Pedro Paulo Soares vai voltar.

Referências: http://www.capao.com.br/abre_artigo.asp?id_artigo=246

http://www.estadao.com.br/arteelazer/not_art56602,0.htm

4 comentários:

Anônimo disse...

iche e o povo só conseguia falar com ele indiretamente,quebrando a poesia dele,parecia melhor era ter so ficado fazendo os versos dele.

Anônimo disse...

O cara fala a mais pura realidade da periferia, coisas que muitos não tem a coragem que ele tem...
Sem palavras....
A inveja mata!!!

Anônimo disse...

Eu acho que Mano Brown ele e uma pessoa super inteligente, eu acho que ele e uma pessoa mais do que capaz de entender expressar . Mano Brown e uma pessoa boa concelheira , pra mim ele e a pessoa que tira melhores respostas concretas.Quero ate parabenizar pelo seu trabalho que continue assim que vc vai longe com seu sucesso.

piquena diadema disse...

me chamo piquena e admiro o trabalho dele ,pra mim ele e o melhor do rap nacional ,,,,ele e a voz da periferia ,exemplo de homem,e tudo mais adoro a famila racionais fazem parte da trilha sonora da minha vida !!! walleuuu brow por vc existir ..a periferia agradeçe... walleuu paz

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails