23.7.09

Era Obama: cadê o racismo cordial?

É a cor da pele, estúpido! (Parafraseando aquele famoso publicitário americano).
Esta poderia ser a síntese do comentário de Obama sobre a prisão do professor Gates diretor do Instituto Du Bois de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade de Harvard para os incrédulos pós-racialistas.
O professor Gates foi preso e algemado após ser denunciado por uma vizinha como suspeito de tentar invadir uma casa, sua própria casa!
Após identificar-se o professor foi preso, algemado e fichado.
Obama revoltado, deu uma de Lula e colocou o dedo na ferida, falando sem meias-palavras para o povão:
"Raça continua a ser um factor determinante na sociedade. Isto não diminui o incrível progresso que feito. Estou aqui de pé, como testemunho deste progresso. Mas o fato é que, você sabe, isso ainda assombra-nos "

No Brasil, Lula ainda não sofreu o desafio de ter um ministro ou secretário negro preso por suspeição de arrombamento da própria casa. Ao menos aqui, na cúpula o racismo é cordial.

Veja aqui a reportagem da CBS:

2 comentários:

Anônimo disse...

A interpretação dada pelo preesidente Obana à "estupida" detenção do Prof. Gates era a única possível para qualquer pessoa que não se guie em suas ações e análises da realidade pelo parâmetro da cor da pele. Também aqui no Brasil esse tratamento "desproporcional" dos agentes de segurança em relação aos negros e negras é a regra. Muito bom saber que o presidente Obama não se furtou ou furtará de posicionar-se INTRANSIGENTEMENTE em favor da JUSTIÇA!
Fernando Moreira (IBÁ - Goiás)

Priscila Francisco Pascoal disse...

Até que enfim algum político fala alguma coisa que faça sentido! Sem mais palavras: me sinto aliviada!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails