12.9.09

Obama nos 100 da NAACP: "Negros devem ter nova mentalidade"

16/07/2009

Obama pede "nova mentalidade" e usa sua ascensão como exemplo para os negros

Folha Online


Em um discurso na comemoração do 100º aniversário da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor (NAACP, na sigla em inglês), o mais antigo grupo de direitos civis dos Estados Unidos, Barack Obama ligou sua própria ascensão como primeiro presidente negro do país à luta pela igualdade de direitos e pediu que, embora ainda exista discriminação, os negros assumam uma maior responsabilidade sobre suas próprias vidas e afastem-se se da dependência dos programas governamentais.
"Precisamos de uma nova mentalidade, um novo conjunto de atitudes --porque uma das mais duradouras e destrutivas heranças da discriminação é o modo como nós interiorizamos um sentimento de limitação, assim como muitos em nossa comunidade passaram a esperar tão pouco de nós mesmos", disse Obama, em seu primeiro discurso dedicado à questão racial desde que assumiu a Presidência, em 20 de janeiro.
Obama disse à plateia que lotou o salão de baile de um hotel de Nova York que os negros têm de recuperar o espírito do movimento dos direitos civis de meio século atrás para resolver problemas que têm atingido os afro-americanos de maneira desproporcional --desemprego, a escalada dos custos de saúde e a Aids. Implícito no discurso também estava a busca de apoio da poderosa NAACP e de seus membros para sua ambiciosa agenda doméstica, que inclui uma ampla cobertura de saúde.
"O que é necessário para superar obstáculos de hoje é o mesmo que era necessário então --o mesmo compromisso. O mesmo sentimento de urgência. O mesmo espírito de sacrifício", afirmou o presidente americano durante o discurso em que, segundo a Casa Branca, trabalhou durante duas semanas.
Haraz N. Ghanbari/AP
Em discurso no centenário da mais antiga associação que luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, Barack Obama apelou para que os pais sejam os vetores para que a educação amplie os horizontes das crianças negras
Em discurso no centenário da mais antiga associação que luta pelos direitos civis nos Estados Unidos, Barack Obama apelou para que os pais sejam os vetores para que a educação amplie os horizontes das crianças negras

Ele disse que uma criança negra tem cerca de cinco vezes mais chance de ser presa que uma criança branca e louvou a educação como uma ferramenta essencial para melhorar as vidas de todas as crianças. Obama disse que o estado das escolas é um problema americano, e não um problema afro-americano.
"Vocês sabem do que estou falando. Há uma razão pela qual a história do movimento dos direitos civis foi escrita nas nossas escolas", disse Obama. "É porque não existe uma arma mais forte contra a desigualdade e não há melhor caminho para as oportunidades do que uma educação que pode desbloquear o potencial dado por Deus a uma criança."
"Temos de dizer aos nossos filhos: 'Sim, se você for afro-americano, a chance de crescer em meio ao crime e gangues é mais elevada. Sim, se você vive em um bairro pobre, você enfrentará os desafios que alguém em um subúrbio rico não vai enfrentar'', disse o presidente americano tocando na mensagem de amor familiar responsável que adotou durante seus dois anos de campanha presidencial.
"Mas esse não é motivo para notas ruins, esse não é um motivo para matar aulas, esse não é um motivo para desistir da sua educação e abandonar a escola", disse ele. "Ninguém escreveu o seu destino para você. Seu destino está nas suas mãos e não se esqueça disso."
Obama expandiu sua mensagem de igualdade de direitos para além das comunidades negras. Ele disse que muitos americanos ainda enfrentam discriminação.
O racismo, disse ele, é sentido "por mulheres afro-americanas que recebem menos para fazer o mesmo trabalho que os colegas de cor e gênero diferentes. Por latinos levados a se sentirem indesejados no seu próprio país. Por muçulmanos americanos vistos com desconfiança por simplesmente ajoelharem-se para rezar. Por nossos irmãos e irmãs gays, ainda insultados, ainda ameaçados, ainda privados dos seus direitos."
Obama também pressionou para que os membros da NAACP encorajem os jovens a encontrar novos modelos além do esporte e da música.
"Eu quero que eles aspirem a ser cientistas e engenheiros, médicos e professores, e não apenas artilheiros e rappers", disse o presidente. "Eu quero que eles aspirem a ser um juízes da Suprema Corte. Eu quero que eles aspirem a ser presidente dos Estados Unidos. "
Para reforçar seu argumento de que essas aspirações estão ao alcance deles, citou sua própria vida, de filho de uma mãe solteira.
"Eu não venho de uma grande riqueza. Eu passei por minha cota de problemas na infância. Minha vida poderia facilmente ter se virado para um lado pior. Mas minha mãe me deu amor, ela me incentivou, preocupou-se com a minha educação [...] e me ensinou o certo e o errado", disse Obama. "Por causa dela, eu tive uma chance de desenvolver a maioria das minhas habilidades. Tive a oportunidade de aproveitar a maioria das minhas oportunidades."
Conforme publicado Folha On Line - 10/07/2099

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails