15.11.09

Porta na Cara

Porta na Cara é uma iniciativa bem humorada do Núcleo de Audiovisual do Circo Voador na Lapa no Rio de Janeiro indignados com a discriminação que sofrem especialmente negros entre outros tipos/elementos de aparência suspeita para os guardas de segurança dos bancos.


O vídeo demonstra a dificuldade de um jovem negro em entrar numa agência bancária, ressalve-se que outros jovens também foram impedidos, mas o Banco Itaú  tem um histórico assustador: Em 2006 o micro empresário Jonas foi assassinado por um segurança dentro de uma agência do Itaú no centro do Rio onde mantinha uma conta há dez anos! Em pesquisa no google podemos verificar que os casos são sucessivos. Como a maldição da loura não chega a atingir a segurança bancária quem vai sendo barrada e morta "por engano" é mesmo a negrada.
Legal, essa iniciativa dos jovens do Circo Voador que denuncia e questiona estes critérios preconceituosos e racistas que seguranças privados praticam as mesmas normas policiais contra o tipo/elemento suspeito, isto é, preferencialmente negros.

Veja o vídeo e confira o link do Manifesto Porta na Cara.



Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails