28.4.10

Movimento pardo-mestiço à procura de uma causa

Sigo no meu twiteer.com/josric a lista de mensagens do movimento pardo-mestiço - twitter.com/foromestizo - que são meus adversários políticos e ideológicos. Segue a mesnagem deles:

foromestizo PL de dep. petista CRIA Territorios Preservação da identidade racial de descendentes de Imigrantes brancos http://ow.ly/1BXMe

O link desta mesagem conduz ao comentário do grupo e a matéria publicada pela Agência Câmara. Neste comentário eles alertam em tom sensacionalista para o projeto de criação das Unidades de Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro. O projeto de lei - PL 3.056 de 2008 - veja aqui) que em sua justificativa destaca a importância que diversos povos imigrantes europeus (com trecho citado de Darcy Ribeiro) e asiáticos tiveram em algumas regiões brasileiras especialmente no sul e sudeste. A ênfase  nos povos brancos serve para ressaltar a necessidade de se preservar "patrimônio cultural imaterial dos outros grupos participantes do processo civilizatório nacional com base no §1º do art. 215 da Constituição Federal que diz: O Estado protegerá as manifestações das culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, e das de outros grupos participantes do processo civilizatório nacional.

Até ai, não existe nada mais do que a própria constituição prevê. O PL do Deputado Angelo Vanhoni (PT- PR) busca regulamentar dessa forma um dispositivo que contemple aqueles "outros grupos participantes" da cultura nacional como os povos negros e indígenas. Mas porque o alarde?

O comentário do blog Nação Mestiça (nacaomestica.org) procura induzir à manifestações contra o PL por sua tramitação entre comissões que deste modo ocorre sem discussão pública. Tentam com isso polemizar sobre o PL buscando provocar o público em favor  de manifestações junto aos deputados para que o PL seja encaminhado ao Plenário da Câmara para discussões públicas. Pretendndo com isso, menos do que questionar se todos os povos tem direito a terem reconhecidos e preservados pelo Estado suas tradições, mas buscando certamente, voltar a discutir a legitimidade de que os povos negros e indígenas tenham assegurados seus direitos de culto à sua memória e sobretudo ao fortalecimento de suas identidades. 

Pardacistas e negrocidas tentam assim, refrescar sua causa única de negarem sua própria identidade negra e indígna travestida num ilusório movimento de pardos e mestiços de raiz histórica fascista desprovido de outro referencial político ou de identidade. Aliados dos setores mais reacionários e racistas da sociedade brasileira como Ivone Maggie, Demétrio Magnoli, Ives Gandra. Ali Kamel entre outros e instituições da mídia como O Globo, etc. o movimento pardo-mestiço tenta cumprir sua finalidade de servir aos seus dominadores.

2 comentários:

Juarez Silva (Manaus) disse...

Exatamente Zé Ricardo, já tinha comentado na mesma linha em tópico no fórum da comunidade Orgulho Negro do Orkut..., quem não conhece que os compre...

Ricardo disse...

É, tem este universo paralelo chamado orkut. E "eles estão infiltrados" ou estarão dialogando com o "orgulho negro"?

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails