11.3.11

Movimento Negro protesta contra racismo no carnaval

Protesto do movimento negro no "Que merda é essa?!" fere espírito da folia, dizem pesquisadores
28/02/2011
Martha Neiva Moreira

RIO - O protesto de um pequeno grupo ligado ao movimento negro contra o irreverente enredo do bloco Que Merda É Essa?!, que ironiza os exageros do “politicamente correto” e satiriza, entre outros temas, a tentativa de censura a um livro de Monteiro Lobato em 2010, foi considerado por intelectuais, pesquisadores e profissionais ligados ao carnaval como uma atitude boba, insensata e mal humorada, que foge ao espírito libertário da folia. No sábado, quando o bloco ensaiava em Ipanema para o desfile do próximo domingo, pouco mais de 20 pessoas, com camisetas e cartazes dizendo que “o racismo vai desfilar no carnaval”, panfletaram para os foliões cópias do parecer de 2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), já vetado pelo ministério, que classifica o livro “As caçadas de Pedrinho” como racista.


Para as personalidades ouvidas, quem faz o protesto é desinformado sobre a figura do autor e sobre o espírito que rege a festa de Momo.

— Carnaval é festa do inusitado, momento da liberação. Não cabe ter conotação política nem ser censurado desta forma — disse Hiram Araújo, pesquisador e autor do livro “Carnaval: seis milênios de história”.

Para justificar sua posição, o pesquisador se vale do simbolismo que a festa tem desde a sua origem, nas Dionísias gregas e Saturnálias de Roma:

— Na época das festas que deram origem ao carnaval, os escravos tomavam o lugar, simbolicamente, de seus senhores e saíam pelas ruas atirando detritos nas pessoas. Era permitido a eles ter um privilégio que não tinham no resto do ano. A ideia de que tudo pode durante o carnaval vem daí.

Para o escritor Ruy Castro, qualquer censura em desfile de carnaval é ignorância. Ele diz que o tipo de protesto feito contra o enredo do Que Merda É Essa?! é uma espécie de fundamentalismo de esquerda:

— É lamentável que a pressa, a superficialidade e a ignorância contamine o carnaval. As pessoas que acusam Monteiro Lobato de racismo e de querer “extinguir a raça negra” certamente nunca leram uma linha do que ele escreveu. Trata-se de uma atitude “politicamente correta de galinheiro”, como diria Nelson Rodrigues.

O desenho feito por Ziraldo na camiseta do bloco é uma sátira ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que, em outubro, tentou impedir a distribuição nas escolas do livro “As caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato. O CNE considerou racista o conteúdo do livro em alguns capítulos, pela forma como o autor retrata personagens. O parecer do conselho foi rejeitado pelo próprio ministro da Educação, Fernando Haddad, em novembro. Ele argumentou que Lobato é um clássico da literatura infantil.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails