10.8.07

A Afroblogosfera existe?


O termo blogosfera já tem alguns anos e significa um conjunto de blogues integrantes de uma rede ou de uma comunidade blogueira.

No encontro de blogueiros (veja postagem anterior) foi ficando visível que temos já no mundo virtual o embrião de uma afroblogosfera.

Após fazer um comentário no encontro blogueiro disse que tinha iniciado há poucos meses um blogue de política e cultura negra e que ali naquele encontro me percebi fazendo parte também do universo blogueiro.

Houve dois registros (genéricos) em postagens sobre o encontro a partir da minha participação sobre a existência do tema “afro” na blogosfera.

Bem, daí a existência da afroblogosfera é um passo. A presença “afro” no evento foi da Veridiana Serpa http://geekchic.com.br/, do Alexandre Fernandes http://poaibacana.wordpress.com , do Robson Santos http://www.robsonsantos.com/ - http://interfaceando.blogspot.com/ e do Noel Napôniano http://noelnetblog.blogspot.com/2007/08/i-encontro-bls-eu-tambm-fui.html . Não estou me referindo ao conteúdo dos seus blogues e sim a suas misturas raciais poderiam haver outras presenças mas ...

O termo Afroblogosfera é um neologismo que criei a partir deste encontro para designar não só a existência de blogues temáticos da Afrosfera (outro neologismo da safra) como a presença de negros que produzem blogues, sejam amadores ou profissionais.

O tema continuará rendendo outras postagens.

7 comentários:

Unknown disse...

Opa! me citaram, estive lá. Olhando com o olhar racial digo, com o olhar negro que vai pra uma faculdade católica como a puc onde seria a minoria 0,01%. Vi mais de um... isso já é uma vitória, alcançando, conseguindo, marcando território, aparecendo, marcando presença.

Unknown disse...

esqueci de citar - ALEXANDRE FERNANDES - BLOG - POAIBACANA.WORDPRESS.COM

Romullo Pontes disse...

Sabe que eu não tinha pensado nisso? No encontro ficou evidente que a maioria dos blogueiros são de pele clara, mas também ficou evidente que não havia preconceito de nenhum dos lados por conta disso.

Ah! Meu nome é Romullo Pontes e o nome do personagem que dá nome ao blog é Noel Laponiâno Penedo.

Abraço!

Ricardo disse...

Valeu pessoal,
Vamos nessa a hora é essa!

Anônimo disse...

Olá José Ricardo, eu havia reparado também, que apesar de sermos apenas 4 + o Jorge Aragão, 5 em um ambiente com cerca de 120 pessoas, na zona sul do Rio, me surpreendeu, muito interessante o seu post ... abraços

RODRIGO CUNHA disse...

Afrosfera foi ótima! ehhehe

Abcs.

Anônimo disse...

Olá pessoal! recebi um e mail do Carlos e gostaria de me identificar também tenho 31 anos e 3 meses de blog rsrsr, não pude ir ao encontro pois resido no interior de Goiás mas fico feliz pela presença mesmo que tímida de negros no meio blogosférico abraços!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails