24.11.08

Pelé e as criancinhas 39 anos depois


Após fazer seu milésimo gol Pelé beija a bola, sua razão de viver, seu passaporte para o sucesso, seu álibi para ocultar-se de um papel mais ativo como cidadão negro que servisse de referência para as criancinhas que hoje são os pais das criancinhas que ainda o incomodam (leia abaixo)

No dia em que Pelé comemorava os 39 anos do seu milésimo gol no último 19 de novembro de 2008 estávamos na véspera do dia da Consciência Negra - 20 de Novembro - e "o Brasil de chuteiras" lavava a alma com a seleção brasileira de futebol ganhando de 6 x 2 sobre Portugal. 

Há 39 anos atrás Pelé ao completar seus mil gols pediu em público que o poder cuidasse das criancinhas, isto ocorreu em 1969 em plena ditadura militar quando se torturava e matava em nome da "democracia" e soou muito estranho. Para os críticos e ativistas contra o regime militar era uma forma de não encarar as questões políticas que o país enfrentava, esperava-se que Pelé, já considerado o maior jogador de futebol do mundo, se pronunciasse de maneira contundente contra a falta de democracia ou sobre alguma outra questão política mais crucial naquele momento delicado da vida política do Brasil.


Com o prestígio nas alturas Pelé era requisitado por autoridades internacionais em visita ao Brasil em nenhum momento Pelé ousou desafiar a ditadura militar. Na foto recebe em meio a um banho interrompido o senador Ted Kennedy, na foto ao lado com a Rainha da Inglaterra

A polêmica prossegue até os dias de hoje e muito se tem dito sobre este episódio. Ainda não li o livro recém-lançado da jornalista Angélica Basthi sobre Pelé - Pelé: estrêla negra em campos verdes -mas ela me disse ter abordado a questão e acho que seria interessante confrontar sua interpretação por ser ela uma profissional de mídia engajada nas questões raciais.


No dia do jogo da seleção brasileira contra Portugal em que se deu a tal comemoração do milésimo gol, ocorreu uma nova declaração de Pelé ainda mais surpreendente agora junto ao locutor esportivo Galvão Bueno que se derramava em elogios ao Rei do futebol e críticas aos críticos de sua famosa declaração. Disse Pelé naquele momento: "quando eu falei não entenderam, hoje aquelas crianças, estão aí, são os pais e os seus filhos as criancinhas de agora que estão nos causando estes problemas".

Pelé depois de trinta e nove anos ainda não entendeu que não são as criancinhas que causam problemas. Como na época da ditadura e também antes e ainda depois é a falta de políticas públicas que não atendem a todas as crianças como deveriam e que as expulsa de casa pela miséria eas  impedem de frequentarem uma escola em tempo integral.

Tanto em 1969 quanto agora, Pelé não consegue se exprimir adequadamente, e tentando atualizar o que disse à realidade atual ele comete novamente a mesma canelada, serão elas, as criancinhas que estão nos causando problemas?

Às véspera do dia da Consciência Negra, Pelé ainda não conseguiu verbalizar corretamente o drama que persiste há um tempo bem maior do que aquele transcorrido até seus mil gols e que perdura até hoje: a falta de assistência à infância pobre que tem em sua maioria crianças negras.

Pelé não sabe o que Zumbi dos Palmares representa, não conhece ou ignora as lutas do Movimento Negro e continua flutuando nos campo gramados se fazendo de bola, tanto entra no gol como bate na trave.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Pelé (homem, cidadão) não tem estatura moral para defender nem as crianças do Brasil, nem do mundo (vide as suspeitas levantadas contra ele quando trabalhou para a UNICEF. E mais, ao se recusar publicamente a reconhecer a maravilhosa filha "ilegítima" que teve, Sandra Arantes do Nascimento", mesmo em seu leito de morte, ele demonstrou que seu discurso é tão vazio quanto a cabeça do Galvão Bueno!

Anônimo disse...

Acho o Pele um cara confuso. Ele so anda com brancos. Por isso fica dificil ele ter um discurso diferente. Ele precisava de umas aulas com a inteligencia negra para realcar o discurso.

Bira disse...

Um texto mais do que lúcido, preciso, exato!
Mais uma vez o José Ricardo acertou na mosca!

Rebeca Oliveira Duarte disse...

Ai, ai...não sabia de mais dessa de Pelé. Lembro das vezes em que ele justificou o racismo no campo de futebol, dizendo que era assim mesmo...até criticou Grafitte por ter reagido à agressão de Desábato. É lamentável.

Anônimo disse...

Ao mesmo tempo que reconhece a importância do que Pelé, disse, o autor o desautoriza! O que ele disse e ninguém perdoa por isso, foi dito pela primeira vez no país! É isto isto mesmo: nuncaantesnestepaiz! que nem o mululla! O cerne é o cuidado que devemos ter com as crianças. Evidente que ele não culpa as crianças pois sabe que elas são reflexos dos adultos. Ao dizer, depois, que aquelas crianças são hoje adultos e tem filhos, novamente reafirma o importante: os adultos não cuidam das crianças!
São os adultos, estúpido!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails