17.4.11

Charge racista? Macaco Obama?

Autor de charge racista tenta se defender dizendo que não é o que parece.


"À primeira vista, a charge causa espanto, porém, como eu já conhecia o cartunista Solda e admirava seu trabalho, fique com a pulga atrás da orelha e resolvi correr atrás de respostas. Fui até seu perfil no Facebook e perguntei se ele não gostaria de dar sua opinião sobre a polêmica. Reproduzo abaixo sua resposta que ele postou em meu Facebook e autorizou que fosse publicada em meu blog.
"Leonardo: jamais fui preconceituoso nem racista e não gosto desse tipo de gente. Coloco aqui o comentário do chargista Marco Jacobsen: O preconceito e o racismo ficaram por conta do ignorante que postou essa imbecilidade! E esses comentários carregados de preconceitos com quem mora no sul? Uma estupidez só! [aqui ele comenta sobre o que meus amigos disseram no Facebook] Essa turma não sabe ler?
A charge não é racista, gente. Fica claro que o macaquinho (figura simpática) que está fazendo o gesto “banana”, é uma referência à resistência às propostas comerciais indecentes que os americanos nos fazem há décadas. Oferecer uma “banana” aos americanos, não tem nada de racismo e sim um protesto bem brasileiro (seja ele de qual região for). O senhor Paulo Henrique Amorim, é responsável por achincalhar a o caráter ilibado deste que é um dos maiores artistas gráficos do país. Embora este senhor não tenha se manifestado de forma clara, publicar um post com o título: “Jornal Paraná Online publicou hoje charge racista com desenho de um macaco e com os dizeres...” é induzir a todos os leitores a tirar uma conclusão precipitada e burra. Manifesto aqui minha indignação e desprezo por todos que viram uma ilação racista na charge. Pois pra mim ficou claríssimo que o racismo está embutido na cabeça dessas pessoas mesmo que induzidas. Acho que o cartunista deveria processar o jornalista, o site e todos os que o acusam injustamente de racismo."
(Os grifos são meus)

Fontes: http://leonardoaraujo00.blogspot.com/2011/03/resposta-de-solda.html

Um comentário:

Anônimo disse...

A charge possui ambiguidade e contra este recurso ninguem pode abrir a boca pra dizer se é ou nao racista. Mais preconceito é julgar que as pessoas nao sabem fazer interpretação e só meros mortais são capazes de decifrar tal anedota. É verdade que o gesto "banana" pode ser bem brasileiro, no entanto os dizeres de que Obama irá comer banana , a figura de macaco e o presidente ser negro, ou seja, todos esses recursos juntos reforçam a mentalidade racista sim, mesmo que nao fosse essa a intenção. O racismo implícito é o pior de todos inclusive por conta de seu caráter humorístico.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails